segunda-feira, 25 de abril de 2011

Eli Café com Letras recheando sua Páscoa



Definido dia 23/04/2011 através dos dois últimos dígitos do 1º prémio da Loteria Federal da Caixa, extração 04547, número 31.606, o ganhador da promoção "Eli Café com Letras recheando sua Páscoa".

A Ganhadora, Célia Mendes, portadora do cupom de nº 06, compareceu na tarde do dia 24/04/2011 para receber a sua cesta de páscoa.

Para os demais participantes resta apenas voltar e consumir nossas delícias e pegar o cupom para a promoção do dia das mães.

Agredecemos a preferência e boa sorte nas próximas promoções.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

CAFÉ COM LETRAS E TEATRO


No dia 08/07/2011, a partir das 18:30 h, irá ocorrer nas instalações do Eli Café com Letras o a mostra do novo espetáculo: DIREITOS... QUERIA TÊ-LOS! do grupo de teatro ICAJmania.
Na oportunidade os jovens irão mostrar seus talentos e convidá-los para comparecerem ao Salão de eventos da sede da ICAJ (Instituição Cristã de Amparo ao Jovem).
Construído a partir da história de vida dos adolescentes acolhidos na ICAJ, o espetáculo é encenado por quem vivenciou dores semelhantes, trazendo uma dose forte de realismo.
Durante a apresentação são recitados quatro poemas de Deodato Rivera, que foi um incansável defensor dos direitos da criança e do adolescente.

O que: Espetáculo teatral “Direitos... Quaria tê-los!”
Quem: Grupo de Teatro ICAJmania
Onde: Sede do ICAJ, Rua CAEL, nº 29, Acupe de Brotas.
Quando: Dias 15, 16 e 17 de abril, às 19:30 horas.
Maiores informações: Tel.: 3356-9307, e-mail icajbrotas@hotmail.com ou no blog http://icajmania.blogspot.com/

quarta-feira, 6 de abril de 2011

A Lenda do Café


Há mais de 1300 anos, nas montanhas de Abissínia, hoje  Etiópia, no nordeste da África, um jovem pastor árabe de nome Kaldi observou uma tarde como suas cabras ficavam de uma forma estranha, correndo e dando saltos como loucas, logo depois de comer e saborear arbustos parecidos com loureiros preenchidos de frutos vermelhos.
O fato continuou por alguns dias e nas noites todo o rebanho parecia haver perdido o sono. As cabras perseguiam umas às outras e não deixavam de dançar sob a luz da lua.
O pastor, intrigado pelo que ocorria, levou mostras de folhas e frutos a um monastério próximo chamado Cheodet, onde os monges por curiosidade puseram os grãos a cozinhar.
Ao provar a bebida, acharam o sabor tão ruim que a jogaram na fogueira onde estava sendo aquecido o recipiente. Porém os grãos, à medida que queimavam, desprendiam um agradável aroma que foi invadindo o lugar. Pensaram então em voltar a preparar uma bebida com os grãos tostados e, fascinados com o resultado, o abade do monastério lhe deu o nome de "kaaba", que em árabe quer dizer “pedra preciosa de cor café”.
À meia-noite, segundo conta a lenda, o encarregado de despertar os monges para a reza os fez beber algumas gotas do maravilhoso elixir e pela primeira vez entre eles as orações não foram em voz suave, mas levadas com grande entusiasmo e alegria.
Desde então, o costume se fez norma e a cada dia, na hora da reza, os monges tomavam uma taça de Kaaba, bebida fumegante e perfumada, que segundo eles havia sido enviada por Alá para ajudar-lhes no cumprimento de seus deveres.
O segredo da bebida e suas virtudes foram guardados pelos árabes durante cerca de mil anos.
Eles, como comerciantes reconhecidos, fizeram deste fruto e de sua bebida um motivo de atração para os viajantes e comerciantes europeus, convertendo o café em importante artigo de comércio. Além disso, o café tornou-se para eles um elemento estratégico durante as noites em que se preparavam para as batalhas.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

CAFÉ E POESIA

ESTE FOI O TOM DA INAUGURAÇÃO DO ELI CAFÉ COM LETRAS

"Secular, aromático e cheio de calor, o cafezinho, cuja história
 tem início há mais de mil anos, é consumido e apreciado em
todo o mundo por milhões de pessoas e tornou-se a bebida
preferida de nove entre dez brasileiros."

Ler acompanhado de uma xícara de café já se tornou hábito cultural. O “líquido preto”, companheiro dos poetas da noite, dos leitores de jornal, dos estudantes sem tempo, tem se re-significado, tomando formas, espessuras e sabores sofisticadamente diversos. Apesar disso, o grão moído e coado, esteja na forma tradicional ou requintada, tem perdurado no correr do tempo, seja pelo aroma, pela cor, ou até mesmo, e ainda, pelo gosto de terra, oriunda de nossas primeiras memórias. É por estes e outros motivos que o ELI CAFÉ COM LETRAS tem o enorme prazer de ter inaugurado nessa sexta-feira, dia 01 de abril de 2011, no bairro de Brotas, um espaço que junta o sabor e o aroma do café ao prazer da leitura e do conhecimento. LÁ, você poderá degustar um delicioso café, nas suas diversas modalidades, na companhia de uma boa leitura, além de contar com uma exposição do poeta, cordelista e xilógrafo, Franklin Maxado, autor de mais de 300 folhetos de cordel em quase 40 anos de atividade – baiano feirense que traduz com grande humor o cotidiano de seus conterrâneos, fazendo também, releituras de obras clássicas do cordel. Nesse mesmo dia foi feito o lançamento oficial do seu mais novo cordel “O METRÔ JABUTI NÃO ANDA ENQUANTO EXÚ NÃO FOR DESPACHADO NA BAHIA”, que trata do polêmico tema do metrô de Salvador.